sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Orgulho e Preconceito

Um excelente livro!
Tava com saudade de ler algo que não fosse direcionado para o vestibular.
É uma escrita formal e antiguinha, mas Jane Austen escreveu de um jeito muito cômico e romântico. Foi publicado em 1813 pela 1a vez, ela tinha apenas 21 anos!
As descrições da sociedade inglesa da época são encantadoras e revoltantes ao mesmo tempo. Tem toda aquela questão de casamento por quantidade de dinheiro, terras e beleza do pretendente. Mas Elizabeth, a protagonista, se destaca desse pensamento tão comum pra época.
Na real, acho que pouca coisa mudou, apesar de estarmos no Brasil. Mas isso é assunto para outro post.
TRECHO:"São poucas as pessoas a quem eu realmente quero, e menos ainda aquelas das quais tenho uma boa opinião. Quanto mais conheço o mundo, menos ele me satisfaz; e a cada dia que passa vejo confirmada a minha crença na inconsistência de todos os caracteres humanos e na pouca confiança que se pode depositar nas aparências do mérito ou do bom senso"

Fabricado em 1797
Validade: até a espécie humana reinar

Um comentário:

  1. Não consigo nem imaginar o que pensaram os ingleses daquela época, quando leram isto. Muitas pessoas surgem fora de sua época, Elas semeiam uma consciência, uma provocação em muitas outras que estão, digamos escondidas, com medo, inseguras, mas ascendem aquela chama interna que estava turbulenta ou muito fraquinha, quase morrendo, dando novamente um sentido a vida, de quem se preocupa com o que temos dentro de nós.
    Há situações que nem é adequado nos expressarmos, mas mais importante estarmos firmes no que realmente somos verdadeiramente.

    ResponderExcluir

:D